Educação Infantil

Conheça nosso curso

Desenvolva o passo a passo dos seus alunos desde a Educação Infantil até o Processo de Alfabetização com práticas baseadas em evidências científicas e de forma lúdica.

A oferta da Especialização em Educação Infantil justifica-se pela necessidade de se pensar na formação de profissionais para atuação nesta modalidade de ensino, visto que a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/96, a Educação Infantil foi reconhecida como primeira etapa da educação básica, sendo realizada com base no critério de faixa etária, ou seja, em creches até os três anos e em pré-escolas dos quatro aos seis anos.

A oferta do curso visa capacitar os profissionais para conceberem uma Educação Infantil compromissada com o cuidar, o educar e o brincar, proporcionando o desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, portanto, a educação infantil como um espaço de formação, no qual a aprendizagem e o desenvolvimento são assegurados pela qualidade e variabilidade das vivências propiciadas.

Para isso, o curso abordará o conceito de infância que se modifica ao longo da história, sendo que nos dias atuais a criança precisa ser reconhecida como um ser ativo e participativo. Nesse contexto, a profissionalização do educador infantil passa a ter outro contorno, visto que se faz necessário um profissional capacitado para integrar cuidados e educação, desenvolvendo um trabalho rico e significativo com crianças de zero a cinco anos de idade, pois o conhecimento necessário ao educador infantil perpassa pela competência pedagógica que inclui gestão, planejamento, avaliação, conteúdos, organização e rotinas. É preciso ainda que o educador infantil conheça as fases do desenvolvimento infantil e os cuidados específicos para atender a criança em cada fase.

A linha pedagógica do curso está vinculada aos mais recentes debates sobre o papel da criança, especialmente aos promovidos pela Sociologia da Infância. Assim, a abordagem sobre a infância e a criança perpassam a perspectiva de sujeitos históricos, sociais e de direitos, que se legitimam como protagonista e produtoras de culturais. Neste sentido as práticas educativas são engendradas para o desenvolvimento de sua autonomia, expressividade, participação e formação humana integral. Para que isto ocorra o educador deverá ser comprometido com uma pedagogia da escuta, para realizar a interlocução necessária com a formação integral desta criança.

Disciplinas Carga Horária
A criança como produtora cultural 40
Natureza e sociedade: abordagens e práticas 40
Linguagem oral, escrita e literatura 40
Legislação, políticas e inclusão na educação infantil 40
Ludicidade, currículo e avaliação na educação infantil 40
Didática: planejamento e qualidade 40
Educação matemática e ludicidade 40
Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade 40
As linguagens da arte e a criança 40
Total 360
Objetivos Gerais

• Instrumentalizar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação da práxis educacional.

Objetivos Específicos

• Conhecer e analisar as políticas públicas educacionais e a legislação para a educação infantil no Brasil.

• Promover reflexões sobre os fundamentos históricos, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil.

• Propiciar conhecimentos acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na educação infantil.

• Qualificar profissionais para atuação na gestão e docência na educação infantil.

O Curso destina-se a Pedagogos, Licenciados, Psicólogos e demais profissionais portadores de diploma de graduação interessados na temática da Educação Infantil.

📚 Educação Infantil

Garanta sua vaga na pós-graduação em Educação Infantil!

📌 Primeira mensalidade: R$ 300,00

💰 Valor à vista: R$ 5.547,95

💳 Parcelado: em até 15x de R$ 415,13

Por que estudar na FADUC/FAP ?

Matricule-se agora

Informe os dados abaixo para que nosso time de atendimento entre em contato com você.